Educação

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Música a linguagem da emoção
Tema: O símbolo do coração

A musica não é somente um monte de letras, uma partitura sendo interpretada, ou até mesmo uma melodia sendo escutada. Mas é o símbolo do coração a revelação da alma, quando este é tocado não somente com a cabeça e o dedo, mais entoada como uma literatura harmônica.
Segundo LOUREIRO (2003, p.67),
A arte deixa de lado o seu rigor técnico e cientifico para se tornar veiculo de expressão humana.
A musica, seguindo esse caminho, cede lugar aos sentimentos, buscando liberdade. Esse era a propósito no qual a arte-educação se baseava para o ensino da musica.

Ao descrever a musica, descrevo com emoção, pois ela me faz sentir algo diferente, sentimento estes de alegria, melancolia, violência; calma, paixão e assim por diante. E como se eu estivesse mergulhada em um mar de sons, em qualquer lugar no tempo.
Quando estamos lendo ou ouvindo música, não conseguimos ser totalmente imparciais e não fazer alguma espécie de juízo a respeito do que é lido ou ouvido. Ao contrário, o que lemos ou ouvimos é automaticamente, num processo pré-reflexivo, computado, comparado com as nossas referências passadas e presentes. Assim é que podemos a principio, encontrar na leitura ou audição um elemento de identificação positiva ou negativa, que nos conduza a uma imediata atração ou repulsa ao objeto apreciado.
(SCHMIDT, 1995, p.71)

Acredito que a musica é uma linguagem universal: sendo interpretada de varias formas, muitas vezes como robs, diversão, instrumento de trabalho dentre outros; Trazendo a tonar lembranças e imagens marcantes.
Portanto ela é o som da natureza nos convocando para tocá-la, pois afinal, ela esta passando uma mensagem para nós.
Referencia:
Filme: A musica.
QUEM SABE LER TEM O PODER DE TRANSFORMAR O MUNDO





No nosso gigantesco Brasil, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não tiveram a chance de apreciar uma obra literária, e ocupar a mente com leituras prazerosas, acreditando que os livros abrem vários caminhos e a leitura completa o individuo.
 No filme: O Leitor passa uma imagem clara e especifica que muitas vezes o analfabetismo, ainda  passa despercebido diante de nossos olhos e dos poderes aquisitivos. Devera dizem que é dever do Estado propiciar uma educação de qualidade para todos, mas isto não acontece.
Acreditamos que o agir pelo bem social e ter esperança, possibilitar diversas e favoráveis oportunidades em mundo cultural, onde a teoria torna-se realidade, contribuindo para o conhecimento cada vez mais, e melhor da leitura prazerosa em nossa sociedade.
Portanto sabemos que o individuo que lê ou tem o hábito da leitura se torna cada vez mais apto para conviver em sociedade, pois quando lemos, estamos não só fazendo a versão oral do escrito, mas, sobretudo, construindo sentido a partir do escrito, questionando-o e explorando o que está nele e além dele.
Hanna mesmo vivendo uma realidade completamente diferente de Michael, um menino instruído na leitura e com uma visão bem aberta pro mundo, Hanna era apenas uma mulher madura que não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever, mas tinha em seu coração o desejo de ser alfabetizada, e uma grande expectativa de um dia, mesmo distante alcança-se o sabor da leitura.
Por consequência disto Hanna tomou algumas atitudes que influenciaram na sua vida de uma forma geral, o que poderia ser totalmente diferente se a mesma fosse alfabetizada e letrada; Já que a leitura tem a capacidade de influenciar no nosso modo de agir, pensar e falar abrindo um vasto leque de enriquecimento cultural social.


Referência

O leitor

                        TRAMA DO OLHAR: FREINET X ZIRALDO                                   

Freinet nos trouxe uma literatura pedagogia diversificada e diferente, proporcionando a nós futuros pedagogos e pedagogos uma amplitude de técnicas como se trabalhar os conteúdos em sala de aula e fora. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e, portanto desligada da vida.
Sendo que suas propostas pedagógicas de ensino estão baseadas em investigação a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela constrói seu conhecimento. Pois a sua preocupação é com a formação de um ser social que atua no presente.
Como também descreve Ziraldo a criança aprende aquilo que vivencia (experiências) no seu cotidiano, ou seja, o professor tem que estar apto para fazer esta conexão.
Freinet utilizar esta mesma linguagem, para ele o aprender deveria passar por experiências de vida, e isso só é possível pela ação, através do trabalho, pois propunhava aos professores uma escola ideal, criativa e libertadora.
Freinet acreditava que a criança precisa escrever o que ela quer como ele quer do modo que ela quiser; Se ela quiser fazer uma poesia, um desenho com uma escrita, o que for. Mas precisa ser livre, um texto livre que a mesma tenha vontade de escrever e compartilhar com os seus colegas.
No entanto buscava um caminho para todas as crianças com suas diferenças de inteligência, caráter e posição social. Já Ziraldo traz a concepção de literatura como fenômeno de linguagem, resultado de uma experiência existencial. Tanto Ziraldo e Freinet dão ênfase na comunicação, ou seja, é a palavra que permite aos seres, coisas, emoções, percepções etc., tornando-se existentes e comunicantes, ou melhor, reais.
O interessante em Ziraldo é que ele dá uma valorização maior nas imagens ou ilustração, como uma linguagem altamente sedutora e essencialmente formadora da consciência de mundo das crianças, porque estimula o “olhar” de descoberta e o pensar as quais são fundamentais para descoberta e conhecimento de mundo.
Todavia os dois trouxeram imensas contribuições para formação pedagógicas de todos aqueles que fazem parte do ensino aprendizagem das crianças e dá aqueles que estão dispostos a crescer e aprender. 


Referência:
Coleção Grandes Educadores.
 Biblioteca pessoal
             
                             Tema: O que é literatura

                                                                         
            A literatura é algo fundamental para o desenvolvimento do individuo, pois o mesmo nós ajuda a ter uma consciência maior do que a partir da leitura passamos a conhecer. A leitura oferece ao homem uma ferramenta para sociabilizar-se com os demais. Proporcionando ao homem a possibilidade de que ele acumule conhecimentos à medida que sua leitura progrida.
           Literatura é a expressão da criatividade, da cultura e das idéias que alguém tem consigo e as delibera na forma escrita, ressaltando a importância que o que foi escrito tem para a história cultural de uma nação ou sociedade comum e do idioma que rege a suas linhas.
         Sendo assim acredito que a literatura em todos os aspectos, podendo ser ela uma Literatura infantil, literatura científica, literatura de propaganda ou publicitária. Tem seu grande valor é como toda arte, uma transfiguração da realidade (real) de forma criatividade trazendo á tona vários personagem que retratar essas vivências.
         Com isto lemos literatura para interpretar o mundo, para esquadrinhar a alma humana, para conhecer, para compreender, para sair do dia a dia rotineiro e também porque queremos entender a realidade de outro ponto de vista ou porque precisamos fugir dela por um momento para voltar mais lúcidos.
        Para a criança em uma forma de chama atenção para a linguagem oral e escrita e o interesse para leitura de forma prazerosa não só exclusivamente nesta matéria mais nas demais, levando-os a serem indivíduos critico reflexivo diante de uma sociedade caótica, além de recheia o cervo de palavras novas e abrindo os olhos para mundo do conhecimento através da leitura.