Educação

terça-feira, 26 de abril de 2011



















Plano de Aula
Tema
Meio Ambiente
Objetivo Geral:
Estimular mudanças prática de atitudes e hábitos com relação ao meio ambiente e seus recursos naturais. Promovendo a conscientização e valorização das mais inocentes ações realizadas contra o meio
Resultados Previstos:
·        Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo o mundo social e natural
·        Formular perguntas
·        Imaginar soluções
·        Manifestar opiniões próprias
·        Buscar informações e confrontar idéias
1- Lingüística:
Lançar uma pergunta norteadora sobre o que devemos fazer para então promover exemplo de uma vida mais saudável com relação ao meio ambiente.
2 - Visuo – Espacial:
Levar os alunos a uma visita em torno da própria escola para exploração do espaço, e observação de diferentes paisagens.
3 - Musical:
Solicitar aos alunos em uma ação coletiva que componham em uma poesia utilizando as informações coletadas durante a visita, que pode ser lida ou contada.
4 – Interpessoal:
- Realizar uma dinâmica com todo o grupo. “Dinâmica do Arco-Íris.” Cada aluno escolherá cinco tiras de papel colorido.  Cada um irá colar em uma cartolina formando um Arco Íris.
Na primeira tira tem escrito uma pergunta, qual a sua relação com os seguintes itens: água, ar, lixo, natureza. As palavras estarão escritas no quadro, cada um vai escrever no seu arco-íris. Sua relação é amorosa, respeitosa, compreensivo, age sempre respeitando algum critério. No final se a, maioria das respostas for positiva você consegue harmonizar bem sua maneira de ver, julgar e agir.
5 – Intra–Pessoal: O professor deve relacionar os conhecimentos prévios dos alunos com o novo. No intuito de que os alunos possam apresentar atitudes de valorização, respeito ao meio ambiente, a diversidade de opiniões dos demais colegas. Para adoção de praticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações.
6 – Lógico – Matemática: O professor pede aos alunos que listem dez ou mais ações saudáveis ao meio ambiente. Cada um deve socializar com o grupo.
7 -  Sinestésico – Corporal: Os alunos deverão montar dois cartazes, usando cartolinas. 1º com aspectos positivos para preservação do meio ambiente. 2º aspectos negativos, utilizando figuras de revistas colocando-as nas cartolinas.
8 – Naturalista:
O professor deve propor aos alunos o cultivo de uma planta para que preste atenção nas mudanças das estações. E tornem cidadãos conscientes sobre o meio ambiente e sua importância

Recursos:
Papel colorido de vários tons cola, canetas, cartolinas, quadro, piloto, figuras de revistas.

Grupo de compras
Objetivos previstos: ler e interpretar textos; buscar no texto informações relevantes para resolução de problemas; medidas de tempo; planejamento de estratégias para resolver problemas.

Muitas famílias estão se organizando para fazer compras em grupos, para conseguir preços mais baratos, especialmente em frutas, verduras e legumes. Elas estão formando um grupo de compras. Para formar um grupo de compras, em primeiro lugar é preciso reunir cerca de dez famílias entre vizinhos, amigos e parentes para fazer compras mensais ou semanais sempre em conjunto. Definidos os integrantes, eles devem reunir-se para decidir que tipos de produtos comprar e em que quantidade. Se houver muita discrepância de gostos o sistema pode não funcionar. A cada semana ou mês, uma família fica responsável por pesquisar preços e fazer as compras. Embora essa seja a parte mais trabalhosa do processo vale lembrar que cada família só voltará a assumir esse compromisso depois que todas do grupo tiverem feito o mesmo. 

a)     Leiam, discutam o texto e pesquisem os significados de palavras desconhecidas.

·        Discrepância-discórdia, discordância, discordar de, não estar de acordo com, não ter o mesmo pensamento sobre, estar em desacordo, pensar diferente.

b)     Encontrem uma solução para o seguinte problema: se dez famílias se reúnem para realizar compras mensais, conforme aparece na notícia, e uma família ficou responsável pelas compras do mês de abril, quando voltará a fazer as compras novamente? E se as compras fossem semanais? E se fossem apenas 5 famílias?

·       As compras sendo realizadas por mês a família só iria comprar novamente em Fevereiro.
·       Se fossem semanais a família comprando na 1° semana de Abril só iria comprar novamente na 2° semana de Junho.
·       Com apenas 5 famílias no grupo a família que realizasse as compras em Abril só retornaria as compras em Setembro.
·       Fazendo as compras por semana a primeira família das 5 só retornaria as compras na 2° semana de Maio.

c)     Imaginem que fazem parte de um grupo de compras. Elaborem um planejamento de ações para que o grupo funcione.

·       Anotar em uma tabela os dias em que cada membro do grupo irá ser o responsável pelas compras.
·       Buscar sempre comprar as coisas que a maioria do grupo tem em comum, para facilitar a compra e o funcionamento do grupo.
·       Apesar de cada família ser responsável pela compra uma vez até que todos façam, ela também pode fornecer informações, sobre preços aos quais teve interesse e/ou acesso, ajudando assim a família responsável a ter mais informações e opções de escolha.
·       Elegria um lider para organizar o grupo em setores, como por exemplo: seror de pesquisa, setor de arrecadação de valores, setor de conferência e setor de entrega. Pois cada membro da família ficaria responsávél por um setor e com isso ninguém ficaria sobrecarregado.

d)     Usem encartes de supermercados que vêm nos jornais para planejar custos do grupo de compras organizados por vocês.
Valor por família: 58,00
Valor total arrecadado: 580,00

e)     Os objetivos previstos para a atividade foram contemplados? Justifique.

·        Sim, o grupo conseguiu resolver o problema, sempre buscando discutir para conseguir o melhor resultado. Porque cada problema apresentado, os alunos deverão ler duas ou mais vezes o texto, entende-lo e demonstrar habilidades estratégicas para resolvê-los com mais certeza. Com isto ele irá usar os termos matemáticos: experimentação; estratégia; habilidade de compreender informações.
f)       A proposta da atividade apresenta as características de um ambiente de resolução de problemas? Justifique com base nos textos estudados.

·        Sim. A atividade é muito rica, pois existem situações onde deve ser abordada a resolução de conflitos pessoais como, por exemplo, a questão da decisão do que comprar para não haver uma diferença muito grande dos gostos, trata também da resolução de problemas matemáticos, a Linguagem está muito presente, nas discussões sobre as tomadas de decisão, atitudes responsáveis, e a pesquisa. A atividade gera vários temas para discussão onde a resolução de problemas matemáticos é o objetivo principal, mas foi trazido de uma forma mais dinâmica.
Como Carraher afirma as crianças com 10-11 anos, por já terem acompanhado os pais em feiras ou quaisquer outras situações matemáticas, desenvolvem a inteligência, resolvendo mais facilmente a resolução de problemas que envolvam compra e venda. A atividade ao trazer uma situação comum na vida dessas crianças e envolvendo-os como participantes da situação, faz com que este experimente aquela realidade e se disponha a resolvê-la.







ANÁLISE DE TEXTO
1.     Título do texto
      PRIMEIRO CICLO _ Ensino e aprendizagem de Geografia no primeiro ciclo.
      SEGUNDO CICLO _ Ensino e aprendizagem da Geografia no segundo ciclo.
2.     Referência
   BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Fundamental. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 127 – 159.
3.     Idéias principais
·        O estudo das manifestações da natureza em suas múltiplas formas presentes na paisagem local, é ponto de partida para a compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza.
·        Desde o primeiro ciclo é importante que os alunos conheçam alguns procedimentos que fazem parte dos métodos de operar da Geografia.
·        A imagem como representação também pode estar presente. Desenhar é uma maneira de se expressar característica desse segmento da escolaridade e um procedimento de registro utilizado pela própria Geografia.
·        A paisagem local pode conter elementos fundamentais para os alunos observarem, compararem e compreenderem essas relações. É possível, a partir de um estudo nessa escala, perceber como as paisagens urbanas e rurais foram se configurando e estão profundamente interligadas.
·        O estudo sobre a representação do espaço segue de modo semelhante ao primeiro ciclo, embora seja possível abordar de forma mais aprofundada as noções de distância, direção e orientação e iniciar um trabalho mais aprofundado com as noções de proporção e escala.

4.     Argumentos do autor (em tópicos)
·        Quando se estuda a paisagem local, deve-se procurar estabelecer relações com outras paisagens e lugares distantes no tempo ou no espaço, para que elementos de comparação possam ser utilizados na busca de semelhanças e diferenças, permanências e transformações, explicações para fenômenos que aí se encontram presentes.
·        Observar, descrever, representar e construir explicações são procedimentos que podem aprender a utilizar, mesmo que ainda o façam com pouca autonomia, necessitando da presença e orientação do professor.
·        O trabalho de construção da linguagem cartográfica, por sua vez, deve ser realizado considerando os referencias que os alunos já utilizam para se localizar e orientar no espaço.
·        Diferentes paisagens regionais devem ser apresentadas e trabalhadas com os alunos, de modo que venham a construir uma noção mais ampla sobre o território brasileiro, suas paisagens, regiões e, de modo geral, sobre as determinações político-administrativas que o caracterizam.
·        É importante ressaltar que o urbano e o rural são tradicionalmente trabalhados na escola.
·        Atualmente, o urbano e rural são compreendidos para além de seus aspectos econômicos ou da descrição compartimentadas dos fenômenos sociais e naturais que os caracterizam.
·        O estudo das tecnologias permite compreender como as sociedades, em diferentes momentos de sua história, buscaram superar seus problemas cotidianos, de sobrevivência, transformando a natureza, criando novas formas de organização social, política e econômica e construindo paisagens urbanas e rurais.

5.     Aspectos de destaque
Objetivos de Geografia para o primeiro ciclo

Espera-se que ao final do primeiro ciclo os alunos sejam capazes de:

• reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
• conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens;
• reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
• conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos;
• saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
• reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam;
• reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

Objetivos de Geografia para o segundo ciclo

Espera-se que ao final do segundo ciclo os alunos sejam capazes de:

• reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
• reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
• reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares e regiões, focando tanto o presente e como o passado;
• conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais;
• reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
• saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas;
• utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
• valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
• adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
• conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

6.     Articulação de idéias com a sua experiência de vida
·        Ao trabalhar com o ensino fundamental não tinha esta visão que tenho agora, passava os conteúdo de forma interessante, mas hoje busco ensina ao significativo contextualizado que faça parte do seu cotidiano tornando assim real.

7.     Uma pergunta ou comentário

Acredito que a geografia é fundamental para os seres humanos, sendo assim se todo que fizerem parte desta formação universal formal tem o dever de cumprir os objetivos  do RCNEI’S que são de profunda Valencia para uma aprendizagem significativa e real da criança e  do adolescente.




1.Titulo do texto:

Caracterização da área de geografia;
Conhecimento geográfico: Característica e importância social;
Aprender e ensinar geografia no ensino fundamental.

2. Referência:

BRASIL. Ministro da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. 3ed. Brasília: Secretaria da educação Fundamental, 2001.v.s.P.103-124

3.Idéias principais:

  • Há um processo de discussão sobre a maneira de como o estudo da geografia ao longo do tempo vem sendo abordado.
  • O estudo do espaço geográfico tendo como foco a identificação e a relação de que a paisagem representa a heranças das sucessivas relações entre tempo-sociedade e a natureza. Sobe o ponto de equilíbrio da esfera social.
  • Que o processo do estudo da geografia permita aos alunos nesse período de oito anos construam um conjunto de vastos conhecimentos.
  • Que os conhecimento adquirido de estudo da geografia der aos alunos competência para a construção de seu espaço geográfico dentro dos valores que regem a sociedade.

4.Argumentos do autor:

  • Ele se refere sobre as tendências da geografia sob o ponto de vista da influência das praticas de ensino, já que a geografia tradicional partiu da influência que os professores licenciados sofreram da escola francesa.
  •  Pois a geografia ao logo do tempo aborda a neutralidade do discurso cientifico. Tendo a abordagem da relação do cientifico com a natureza de forma objetiva buscando formular leis gerais e interpretações.
  •  Todavia essa tendência apesar da valorização do homem como sujeito histórico, ela não fazia uma inter-relação do homem-natureza-relações sociais, ou seja, estudo incompleto.
  • Foco na dinâmica da transformação da paisagem e não a descrição e o estudo de um mundo estático.
  • Que os critérios de seleção permita que os alunos desenvolva a capacidade cognitivas relacionada as  noções de espaço e tempo interligado com outros área do conhecimentos.
  • Que os alunos leia e interprete as informações recebidas seja compreendida do ponto de vista geográfico.

5. Aspectos de destaque:

  • Surgimento do Sig (Sistema Geográfico de Informações)
  • As teorias marxistas após os anos 60;
  • A forma de como era negada o conhecimento através da subjetividade ao homem;
  • Os dois lados da influência da inovação e produção dos modelos didáticos através das sucessivas mudanças e debates em torno do objeto e método da geografia como ciência.
  • A importância do estudo do espaço geográfico através das categorias, dentro do contexto da paisagem, território, lugar e outros aspectos.
  • Estudo de conscientização dos alunos em relação às categorias de analise da própria geografia;
  • Que o processo de construção de uma identidade onde eles vivam leves em consideração os respeito pela pluralidade dos grupos sociais e povos e etnias, ou seja, valorização e respeito às diferenças socioculturais que marca uma sociedade.

6.Articulação de idéias com a sua experiência de vida:

·        Acredito que houve uma mudança considerada da visão do livro com a situação atual. Pois hoje os alunos já conseguem ter uma compreensão da geografia como ensino das relações do homem e o meio que ele vive;
·        Pois promover o estudo da geografia através da esfera social, traz a conscientização que tudo que fazemos de bom ou ruim pode afetar as gerações futuras, ou seja, o que fazemos no presente interferirá no futuro.

7. Uma pergunta ou comentário:

  • De se as potencias da época tivesse respeito aos limites territoriais de cada povo na colonização, hoje os choque étnicos não teria existido, atualmente estaríamos estudando os aspectos positivos dos limites territoriais implantados.
Temos que propor um ensino em que possibilite os alunos entenderem que a cidadania, dar sentido de pertencimento de uma realidade que envolve a integração entre sociedade e natureza.

1.Titulo do texto:

O objeto da Geografia

2. referência:
MORAIS, Antônio. O objeto da Geografia. In: _______.Geografia: pequena história critica. São Paulo, 2002. Cap.1, p.

3.Idéias principais:

  • O que é Geografia?
  • As múltiplas definições que lhe são atribuídas.
  • As variantes: morfológica e fisiológica (funcionamento da paisagem).
  • As três visões distintas do objeto
  • A Geografia tradicional.

4.Argumentos do autor:

  • Estas concepções são baseadas em vários autores:
  • Para Kant haveria duas classes de ciências, as especulativas, apoiadas na razão, às empíricas, apoiadas na observação e nas sensações.
  • A tradição Kantiana coloca a Geografia como uma ciência sintética (que trabalha com dados de todas as demais ciências), descritiva (que enumera os fenômenos abarcados) e que visa abranger uma visão de conjunto do planeta.
  • Tem como base em alguns autores da Antiguidade Clássica, como Heródoto ou Estrabão, que realizaram estudos mostrando os traços naturais e sócios das terras, por onde andaram.

5. Aspectos de destaque:

  • Alguns autores que a Geografia é como o estudo da relação entre o homem e a natureza.
  • E o objeto como ação do homem na transformação deste meio
  • A Geografia  renovada não se aprende a uma visão tão estanque da divisão das ciências, não coloca barreiras tão rígidas entre as disciplinas, logo, não possui uma necessidade tão premente de formular uma definição formal do objeto.

6.Articulação de idéias com a sua experiência de vida:

É interessante que ao ler este texto se falar de múltiplas definições e visões, mas até hoje só conhecemos uma que é a tradicional. Desde cedo nos aprendemos a decorar os estados os paises as capitais mais não a se localizar no espaço e a conhecer o lugar onde convivermos e passamos a maior parte de nossas vidas.


7. Uma pergunta ou comentário:

  • De onde vem ou mesmo se existe, a unidade do pensamento geográfico?
  • Por que até hoje com vários estudos de renomados geográficos não se trabalhar uma geografia escolar como o estudo específicos de lugares, ou seja, por parte?e não como uma geografia tradicional de decoreba e memorização.