Educação

segunda-feira, 1 de agosto de 2011



OBSERVAÇÕES FINAIS

As atividades desenvolvidas no ensino da matemática nas séries iniciais deve buscar levar o aluno a :
·   Compreender de forma global os números :
P  O que eles são…
P  Como se representam com objetos, dígitos ou em retas numéricas,
P  Como se relacionam uns com os outros,
P  Como fazem parte de sistemas que têm estruturas e propriedades
P  Como é que se usam números e operações para resolver problemas
P  A grandeza relativa e absoluta dos números.

·   Contar com compreensão e reconhecer “quantos” em conjuntos de objetos,
·   Compreender o sistema decimal de posição.
·   Usar múltiplos modelos para desenvolver compreensões iniciais do valor de posição e do sistema decimal de posição.
·   Ligar os nomes dos números e os numerais às quantidades que eles representam, usando diversos modelos físicos e representações.
·   Descrever classes de números de acordo com as suas características, tais como a natureza dos seus fatores.
·   Desenvolver um sentido dos números naturais, representá-los e usá-los de modo flexível, incluindo relacionar, compor e decompor números.
·   Procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e não matemáticas e o gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente em problemas envolvendo divisores e múltiplos de números implicando processos organizados de contagem.
·   O reconhecimento e a utilização de diferentes formas de representação dos elementos dos conjuntos numéricos, assim como das propriedades das operações desses conjuntos.,
·   Usar números particulares como referência, como 100 ou ½..
·   Usar as relações entre as operações aritméticas para resolver problemas.
·   Desenvolver significados para os números naturais e representar e comparar quantidades com eles.
·   A aptidão para efetuar cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando a calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação (eventualmente, combinações de estratégias mentais e de papel e lápis).
·   Ser capaz de explicar os seus métodos, compreender que existe sempre uma diversidade de métodos.
·   Ser capaz de calcular fluentemente e fazer estimativas razoáveis, julgando a razoabilidade dos resultados.
·   Compreender significados de operações e como elas se relacionam umas com as outras.
·   Compreender os efeitos de adicionar e subtrair números naturais.
·   Compreender vários sentidos para a multiplicação e divisão.
·   Compreender os efeitos de multiplicar e dividir números naturais.
·   Compreender situações que envolvem multiplicação e divisão, tais como grupos iguais de objetos e dividir em partes iguais.
·   Compreender e usar propriedades das operações, tais como a distributiva da multiplicação relativamente à adição.
·   Desenvolver uma compreensão de frações como partes de unidades, como partes de uma coleção, como localizações numa reta, e como divisões de números naturais.
·   Compreender e representar frações comumente usadas tais como
·   Reconhecer e gerar formas equivalentes de frações usualmente usadas, números decimais e percentagens.
·   Trabalhar com flexibilidade com frações, números decimais, percentagens para resolver problemas.
·   Comparar e ordenar eficientemente frações, números decimais, e percentagens e localizá-los aproximadamente na reta numérica.
·   Desenvolver sentido para percentagens maiores que 100 e menores que 1.
·   Compreender e usar razões e proporções para representar relações quantitativas.
·   Usar divisores, múltiplos, fatores primos e números primos entre si para resolver problemas.,
·   Compreender significados de operações e como elas se relacionam umas com as outras.
·   Compreender o significado e os efeitos das operações aritméticas com frações e decimais.
·   Usar as propriedades associativa e comutativa da adição e multiplicação e a propriedade distributiva da adição em relação à multiplicação para simplificar cálculos com números naturais , frações e decimais.,
·   Compreender e usar as relações inversas da adição e subtração, multiplicação e divisão.
·   Desenvolver e analisar algoritmos para calcular com frações e números naturais e decimais e desenvolver fluência no seu uso.
·   Desenvolver, analisar e explicar métodos para resolver problemas envolvendo proporções, tais como problemas de escalas e encontrar razões equivalentes.



TRABALHANDO COM NÚMEROS

TODAS AS IDADES
Músicas , histórias e quadrinhas ; parlendas :
EX : Indiozinhos ; A galinha da vizinha; Elefantes; Serra ,serra ; Um dois feijão com arroz ; A menina e o leite etc.
Contar histórias envolvendo números (solicitar que as criança representem com desenhos a história0
OUTRAS ATIVIDADES :
Jogo da memória ; contar objetos ( fazer coleções) ; contar os alunos da sala ; trabalhar com trem de números ( cantar a música : bota mão no meu ombro....); desenhar números em alto relevo : no chão e em fichas para a criança acompanhar andando ou com o dedo o traçado do número; Jogos : “Ta pronto seu lobo;  ( ou raposa), “Mamãe posso ir” ; fazer uma receita de bolo.; As ilhotas engole bolas  ; jogo do alvo; fazer colar e comparar, quadro de números .
4 A 6 ANOS :
Pular corda (cantando :  com quem você pretende se casar  se casar loiro, moreno ,careca, cabeludo , polícia , ladrão,soldado, capitão : um, dois, três , quatro ...) ; contar com os dedos ; Jogo de boliche ; bingo com dados ; bingo( fazer cartelas misturando figuras com algarismos); amarelinha; jogo do caco; dominó; trilha (papel ou chão); jogo de varetas; estimativas; trabalhar com o calendário; jogo dos pratinhos ( ou das caixinhas ) com dados ( tirar do pratinho ou da caixinha a quantidade de sementes, tampinhas, pedaços de canudo  etc indicadas no dado)
5  A 6 ANOS
CVL; ábaco; material dourado ; batalha dos números; encontrar antecessor , sucessor, palitinhos; criar histórias com números,ditado de números; composição e decomposição de números

AVALIANDO : RELAÇÃO BIUNÍVOCA CLASSIFICAÇÃO/SERIAÇÃO/SEQUÊNCIAÇÃO COMPARAÇÃO /RELAÇÃO DE INCLUSÃO CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE
1. Apresenta noções de grandeza, através de comparações: maior/menor; mais fino/mais grosso; mais alto/ mais baixo; mais curto/mais comprido; etc. ?



2. Ordena elementos de uma coleção através de uma série ou de uma seqüência?


3. Compara quantidade de elementos de duas coleções ?


4. Estabelece relações de semelhança ou diferença entre elementos de uma coleção; estabelece a relação de pertinência entre um elemento e um grupo ?


5. Organiza grupos de elementos de acordo com um dado critério, descobre o critério utilizando em uma classificação ? 
AVALIAÇÃO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
Contagem -O Número – O Numeral – O Algarismo (Grupos 4-6)

1. Recita na ordem convencional?
2. Quais são os erros recorrentes na contagem oral
3. Evidencia percepção de regularidade numérica? Qual?
4. Continua a contagem a partir de um número diferente de 1?
5. Toca os objetos ao contar?
6. Conta duas vezes o mesmo objeto?
7. Deixa de contar algum objeto?
8. Separa os objetos já contados dos que ainda não foram contados?
9. Ao terminar a contagem, sabe quantos objetos há no total?
10. Ordena os números? De qual critério utiliza para ordenar os números?
11. Identifica os números que estão faltando num quadro numérico?
12. Identifica os números baseando-se na contagem?
13. Identifica os números anteriores e posteriores?
14. Reconhece as quantidades de 1 a 9, utilizando de maneira correta os símbolos (numerais) orais e escritos (algarismos), correspondentes à quantidade? (grupo 4-5)
15. Reconhece o símbolo ZERO oral e escrito e seu significado. Representa e lê números naturais menores que cem (ou mil); maiores que cem (ou mil)?  (grupo 5 em diante).

AGRUPAMENTOS E TROCAS (grupo 6 em diante)

1. Utiliza com compreensão o processo de agrupamentos e trocas, em diversas ordens ?
2.  Compreende o processo de agrupamentos e trocas na base 10 (unidade, dezena) ?
3. Decompõe um número natural menor que mil, em suas unidades das diversas ordens ?
4. Compõe e decompõe maior que mil (unidade, dezena, centena, milhar), em unidades de diversas ordens.


FATOS FUNDAMENTAIS
ADIÇÃO
1. Identifica a ADIÇÃO em situação /problema que envolva a idéia de “JUNTAR” e TRNSFORMAR ? . ( Todos os grupos)
2. Conhece e compreende os fatos fundamentais da ADIÇÃO ( a partir do grupo 5) .
3. Utiliza as propriedades da ADIÇÃO, em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades – exemplo: comutativa, comparativa, etc ( a partir do 2º ano).
4. Compreende a posição numérica de decompor o valor da dezena pela unidade(ao subir o numero da dezena) ( a partir do 1º ano).
5. Resolve o algoritmo da adição sem reserva e com reserva ( a partir do 1º ano)
SUBTRAÇÃO
1. Identifica a SUBTRAÇÃO em situação/problema relacionada às idéias de: tirar, comparar, completar, transformar? (a partir do 1º ano)
2.Conhece e compreende os fatos fundamentais da SUBTRAÇÃO, relacionando-os à ADIÇÃO (entende que uma operação é inversa da outra) ? ( a partir do 1ºano)
3. Utiliza as propriedades da SUBTRAÇÃO, em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades) ( a partir do 1ºano)
4. Aplica com compreensão as técnicas operatórias (algoritmos) com números maiores que 10 e maiores que 100? ( a partir do 1ºano).
MULTIPLICAÇÃO / DIVISÂO
  1. Identifica a Multiplicação / Divisão em situação/problema relacionada aos seus diversos signficados ?
3. Utiliza as propriedades da Multiplicação/divisão  em cálculos com duas ou mais parcelas (embora sem utilizar os nomes dessas propriedades) ( a partir do 1ºano)
4. Aplica com compreensão as técnicas operatórias (algoritmos) da Multiplica/divisão

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ( todos os grupos)

1.Resolve problemas fazendo uso de desenhos o símbolos

2.Faz pequenos cálculos mentalmente ?

3.Compreende o que é solicitado no problema ?

4. Verbaliza o raciocínio utilizado ?

5. Estima resultados ?
REFERÊNCIAS

SITES



pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/naturais/naturais1.htm



http://educar.sc.usp.br/matematica/mod3.htm


LIVROS

BITTAR, M. ; FREITAS, J. L. M. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os Ciclos Iniciais do Ensino Funtamental. 2ª ed. Campo Grande : Editora UFMS , 2005.

DANTE, L. R..  Didática da Matemática na Pré-escola. São Paulo :  Editora Ática,2007

GIOVANNI, J. R. . A conquista da matemática : a + novinha. São Paulo : FTD, 2004.

KAMII, C. . e  JOSEPH L.L. Crianças pequenas continuam reinventando aritmética (séries iniciais ) : implicações da Teoria de Piaget. 2ª ed. Porto Allegre : Artmed Editora, 1992

LIBERMAN, M. P.  Fazendo e Compreendendo Matemática: 1ª série : fichas de trabalho . 7 edição rev. - São Paulo: Solução ,1993

NUNES, T.,  BRYANT Peter. Crianças fazendo matemática  trad. Sandra Costa. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série): matemática/Secretaria de Educação. Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1997.142 p.

ROSA NETO, E. Didática da Matemática.11ª ed. São Paulo : Editora Ática , 2001.

SOUZA, A. C. de.   Novos caminhos : formação continuada: teoria e prática. São Paulo  Editora: DCL- Difusão Cultural do Livro, 2005 (Educação Infantil –Matemática)

TOLEDO , M. e TOLEDO M.  Didática da Matemática : como dois e dois : a construção da matemática. São Paulo ; FDT ,1997.



Plano de aula1

Tema: Conquistas e desafios da mulher no mercado de trabalho.

Área: Historia.

Objetivos:
·         Identificar e entender as transformações do papel social da mulher.
·         Interpretar texto.

Conteúdo: Evolução da mulher; Dia da mãe.

Desenvolvimento:
  • Introdução do projeto mãe; (o que é ser mãe?) e avisar que a semana de minha regência faremos uma pequena gincana de atividades e funções referente ao projeto.
  • Levantamento de conhecimento prévio referente ao tema;
  • Dialogo entre docente e discente;
  • Texto em grupo (historia da mulher) (em anexo A);
  • Cada grupo formulará três perguntas após começará um debate entre os grupos;
  • Prazer de casa no classificador um questionário.

Avaliação: Processual
 _____________________________________________________________________________________________________________________






História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas e desafios da mulher no mercado de trabalho.

Ao longo dos anos foram inúmeros os desafios para romper uma cultura em que
domésticas, cuidar dos filhos e do marido ou no máximo empreender atividades de cunho artesanal. As guerras, a consolidação do capitalismo e a incansável luta feminista durante séculos foram fatores determinantes para a sua evolução no mercado de trabalho e na sociedade em geral. As conquistas são imensas, vão desde a permissão para uso de calças compridas, ao direito não só de votar como de ser eleita para um governo. Aos poucos a classe feminina tem provado sua competência, profissionalismo, habilidade de trabalhar em equipe, criatividade e liderança, conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito.
          
 A submissão ao homem hoje vem cedendo espaço para executivas, presidentas, governadoras, líderes, jornalistas, engenheiras, mestres e doutoras e até mesmo mecânicas, atividade vista até pouco tempo como “exclusiva para homens”, apesar deste conceito machista ainda se fazer presente. A evolução tem partido desde a pedagogia escolar, onde aprendíamos que azul é para homens, e rosa é para mulheres, para a mídia e a sociedade que vem aprendendo aos poucos a divulgar e julgar com equidade as pessoas independentes do sexo no ambiente de trabalho. Segundo dados do IBGE, na década de 70, as mulheres representavam 21% da força de trabalho disponível no Brasil, já no último relatório de 2007 este índice subiu para 45%. 
A atual realidade não deixa de ser uma vitória, porém, há muito ainda a ser alcançado. A Constituição Federal determina que “todos são iguais perante a lei”, mas a discriminação ainda ultrapassa os limites da Constituição atingindo os diferentes âmbitos sociais, onde ainda perdura idéias arcaicas. É preciso mais respeito. As pessoas devem ser tratadas de forma igualitária, sem impor fragilidade e independente do sexo. Afinal, vivemos ou não numa democracia? Para quem consegue ser uma espécie de “malabarista” ao bravamente conciliar a enorme responsabilidade do trabalho, casa e família, sendo profissional, mãe e mulher com proatividade e intenso dinamismo, nada mais justo.
Conquista das mulheres:


·         O direito ao trabalho fora do lar;
·         O direito ao voto (1932);
·         Nos esportes (1924);
·         Entrar no mercado de trabalho;
·         Divórcio;
·         Poder ser eleita para o governo;
·         Evitar a gravidez (com contraceptivos);
·         Calças compridas;
·         Poder matricular-se em curso superior;
·   A mulher casada passa a ter os mesmos direitos do marido no mundo civil;
·   É livre para adotar ou não o sobrenome do marido;
·   Conquista o direito de fazer aborto em diversos países;
·   Pode fumar e beber;
·   Chega a cargos executivos;
________________________________________________________________________________________
Grupo:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: _______/_________/________________
Professora: _________________________________________

                             Prazer de casa
1. Com base no texto responda:
a) A mulher servia exclusivamente para desenvolver que atividades antigamente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   Em que ano se constitui o direito da mulher votar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)  Cite três conquistas que as mulheres conquistaram.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Complete:
Aos poucos a _____________________________ tem provado sua________________,_____________________________,_______________________________________,___________________________ e____________________ conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito.



                       Plano de aula 2

Área: Historia.

Objetivos:
  • Identificar e entender as transformações do papel social da mulher.
  • Visualizar a importância do papel social da mulher.

Conteúdo: Evolução da mulher; Dia da mãe.

Desenvolvimento

  • Leitura do texto do prazer de casa: Conquista e desafios da mulher no mercado de trabalho (em anexo B)
  • Assistir um vídeo referente ao texto;
  • Discussão do vídeo; (o que retratar o vídeo? O que você achou de interessante? Vocês sabiam disso? Exponha sua opinião?);
  • Correção do questionário.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
________________________________________________________________________________
                                             Plano de aula 1

Área: Geografia.

Objetivos:
  • Visualizar a importância da mulher no mercado de trabalho;
  • Discutir a relação de gênero em relação ao papel do homem e a mulher na sociedade;
  • Interpretar texto.

Conteúdo: funções das mulheres no mercado de trabalho.

Desenvolvimento:

·         Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
  • Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: advogadas, atrizes, bailarinas, cabeleireiras, cantoras, costureiras, cozinheiras, dentistas, desenhistas, domésticas, enfermeiras, engenheiras, jornalistas, lavadeiras, médicas, motoristas, passadeiras, professoras, secretárias, telefonistas, vendedoras, veterinárias, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
  • Dividir a sala em grupo de 5 alunos;
  • Distribui uma cópia da letra da musica há cada grupo de Chico Buarques. (feijoada).(Vide em  anexo C);
  • Colocar a musica para todos escutarem e prestarem a atenção na letra da musica;
  • Uma breve discussão sobre a musica e questionário no caderno com as seguintes questões: do que falar a canção? Vocês conhecem alguém que já viveu algo semelhante? Como vocês acham que irá terminar este almoço porque?....
  • Painel sobre as atividades domestica tradicionalmente realizado por homens e mulheres com os seguintes questionamentos: Se trocarmos os nomes de posições o homem no lugar da mulher e vice-versa será que essas tarefas poderiam ser realizadas dessa maneira;
  • Prazer de casa entrevista com a mamãe e montar um painel em grupo referente a musica de Chico Buarque comparando a mulher ontem e hoje.
Recursos:
·         Lápis;
·         Caderno;
·         cartolina.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________
Grupo:
____________________________________________________________________________________________________________
Data: _______/_________/________________
Professora: ______________________________________

Prazer de classe

Feijoada Completa
Chico Buarque


Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão ta posto
E prepare as lingüiças pro tira-gosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja - Bahia ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que ta dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão.


Questionário

1. Do que fala a canção?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 2. Vocês já viveram ou conhecem alguém que já viveu algo semelhante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 3. O que o marido da canção espera da sua mulher?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Vocês acham que ela vai se divertir?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Como vocês acham que irá terminar este almoço?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                         Plano de aula 2

Área: Geografia.

Objetivos:
  • Visualizar a importância da mulher no mercado de trabalho;
  • Discutir a relação da mulher na esfera domestica e na esfera publica.          
  • Interpretar texto.

Conteúdo: funções das mulheres no mercado de trabalho.

Desenvolvimento:

  • Texto em grupo a mulher na esfera domestica e publica;
  • Exposição de idéias e opiniões;
  • Vídeo sobre as funções das mulheres no mercado de trabalho e uma entrevista;
  • Comparação do texto e o vídeo;
  • Apresentação do painel referente a musica de Chico Buarque “feijoada”;
  • Prazer de casa.
Recursos:
  • Aparelho de DVD;
  • Vídeo;
  • Cartolina;
  • Lápis;
  • Hidrocor e lápis de cor.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
_____________________________________________________________________________________________ 



Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________


                                                 PRAZER DE CASA

  1. ENTREVISTA COM A MAMÃE:
a)      SEU NOME:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)     QUANTOS FILHOS TÊM:               ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)      JÁ ENGRESSOU NO MERCADO DE TRABALHO?O QUE LEVOU A ISSO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)     SUA PROFISSÃO ATUALMENTE:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)      O QUE VOCÊ ACHAR DESSA NOVA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)       VOCÊ ACREDITA QUE A MULHER DEVE LUTAR PELOS OS SEUS DIREITOS?SIM OU NÃO JUSTIFIQUE:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                         Plano de aula 01

Aérea: matemática
Conteúdos: Operação matemática (multiplicação)
Objetivo:
·         Entender o funcionamento de diferentes algoritmos usados para resolver multiplicações;
·         Analisar diferentes modos de utilização dos números;
·         Criar estratégias próprias de resolução de problemas;
·         Realizar todas as multiplicações de uma linha, o mais rápido possível, a partir do numero escolhido.
Desenvolvimento:
  • Construa no caderno uma tabela com cerca onze colunas e seis linhas;
  • O professor ou colega escolherá um numero, que devera ser escrito no primeiro quadrinho vazio da primeira coluna, indicando que o jogo começou;
  • Você deve multiplicar esse numero por todos os números que se encontram na primeira linha colocando os resultados nos quadrinhos correspondentes;
  • O primeiro que terminar de fazer todas as multiplicações a professora corrigirá as operações na lousa.
Prazer de casa:
Resolução de multiplicação e tabelas.
Recursos:
  • Painel;
  • Tabela;
  • Papel oficio;
  • Pai
  • Lápis;
  • nel .

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________

Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________


                                                 PRAZER DE CLASSE

1º FAÇA AS MULTIPLICAÇÕES COM DIVERSOS ALGORITMOS A QUAL A PROFESSORA IRÁ DITA. SIGA O MODELO:



   NUMEROS:
X 2
X4
X8
X9
X10
X5
X6
X7
X3
PONTOS:
EX: 10
20
40
80
90
100
50
60
70
30
500






































































































OBS: CADA ACERTO VOCÊ GANHA CINCO PONTO

Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________

                                                PRAZER DE CASA
1.      CONSTRUA NO CADERNO UMA TABELA  COM 11 LINHAS E 11 COLUNAS.ESCREVA OS NUMEROS DE 1 Á 10 NA PRIMEIRA LINHA E NA PRIMEIRA COLUNA.DEIXE O PRIMEIRO QUADRINHO EM BRANCO.VEJA O MODELO:




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
01
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
02
02
04
06
08
10
12
14
16
18
20
03










04










05










06










07










08










09










10













OBS: FAÇA A MULTIPLICAÇÃO DOS NUMEROS DA 1º COLUNA PELOS OS NUMEROS DA 1ª LINHA E ANOTE O RESULTADO NO QUADRINHO CORRESPONDENTE AO CRUZAMENTO DAS LINHAS COM AS COLUNAS.

2. CRIE A MESMA TABELA COM VALORES DIFERENTES USANDO A CALCULADORA: SIGA         O EXEMPLO:




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
10










100










1000












 _______________________________________________________________________________________________
                                 
            Plano de aula 02

Área: matemática
Conteúdo: Operação matemáticas ( adição, subtração,multiplicação.divisão).
Objetivos:
  • Perceber a presença de cálculo matemático em contextos diversos;
  • Criar estratégias próprias de resolução de problemas.
Desenvolvimento:
  • Iniciar a aula falando sobre o poema “matemática da mamãe”;
  • Separar a sala em grupos de cinco pessoas;
  • Apresentar o poema descrito em um cartaz na parede para ser trabalhado;
  • Cada grupo ficará com uma estrofe do poema para resolver;
  • Após atividade em classes com resolução de problemas. Sobre o dia das mães.
Recursos:
  • Painel;
  • Papel oficio;
  • Lápis;
  • Painéis.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 ____________________________________________________________________________________________


Matemática da Mamãe
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mamãe adiciona
Cuidados, ensinamentos,
Alegrias e esperanças.
Mamãe multiplica
Amizade, carinho,
Amor e afeto.
Mamãe subtrai
Aborrecimentos, apreensões,
Mágoas e tristezas.
Mamãe divide
Alimentos, agasalhos.
Abraços e beijos.
E a felicidade
de cada um de nós
é a prova real de todas
as suas operações.
De Maria Luísa R. Amorim



                               VALORES CORRESPONTES AOS SENTIMENTOS:


CUIDADO = 06
ENSINAMENTOS = 10
ALEGRIAS = 09
ESPERENÇA = 10
AMIZADE + AFETO = 05
CARINHO + AMOR = 09
ALIMENTAÇÃO + AGASALHOS = 1.000
ABRAÇOS + BEIJOS = 10

                                   E A FELICIDADE  EU PRECISO AINDA ENCONTRAR ( ?



                                                                                                           
Discente: _______________________________________________
Data: _______/_________/_________________________
Professora: ______________________________________
                                         
                                                    PRAZER EM CLASSE
                                              (RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS)

  1. JOÃO CRIOU UM PAINEL PARA DAR DE LEMBRANÇA PARA SUA MÃE COM DIFERENTES CARTÕES: OBSERVE QUANTOS CARTÕES DIFERENTES ELE CONSEGUIU FAZER:



   CANETA

PAPEL

       AZUL
            ROSA
            VERDE

            PARDO




     
        

       BRANCO

    
         



  1. RESPONDA:

a)      QUANTAS CORES DE CANETAS JOÃO USOU PARA FAZER OS CARTÕES: _______________
b)      QUANTOS CARTÕES DIFERENTES JOÃO CONSEGUIRAM FAZER: ______________________
c)      QUANTOS TIPOS DE PAPEL ELE USOU PARA FAZER OS CARTÕES: _____________________
d)     QUE OPERAÇÃO PODERIA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE CARTÕES QUE JOÃO CONSEGUIU FAZER: _______________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________ 
Plano de aula1

Área: Língua Portuguesa

Objetivo:
  • Reconhecer o emprego adequado dos adjetivos;
  • Reconhecer a estrutura de receita poética.


Conteúdos: Adjetivos, Gênero textual receita.

Desenvolvimento:

  • Iniciar a aula perguntando o que adjetivo;
  • Explicar sobre os adjetivos explificando: quais são os adjetivos, para que serve e como usá-los;
  • Trabalhar a estrutura de uma receita;
  • Após entregar a cada aluno a receita da mamãe a qual é uma receita poética para fazer uma leitura juntamente com a docente
  • Logo em seguida pedir que cada aluno retire da receita da mamãe os adjetivos que nela encontrar e formar frases no caderno;
  • Pedir que dois a três alunos de dois exemplos que colocará no caderno para socializar com a turma;
  • Em seguida perguntar qual a diferente da receita da mamãe para uma receita culinária;
  • Para finalizar entregar a cada aluno uma atividade referente à mamãe e os seus adjetivos.
  • Prazer de cada pedir que cada aluno tragar para próxima aula  vários modelos de receita.

Recursos: lápis, caneta e caderno.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________________


Plano de aula 2

Área : Língua Portuguesa.

Objetivos: Ampliar os conhecimentos adquiridos sobre alimentação;
Coleta diferente receita e instruções de uso na cozinha;
Produzir um caderno de receita.

Conteúdos: gênero textual receita.

Desenvolvimento:

  • Levantamento de conhecimento prévio a partir de a seguinte perguntar: De que maneira poderemos organizar um caderno de receita?
  • Recordando como se az uma receita. Vocês sabem como se prepara algum prato culinário?
  • Levantamentos de possibilidades;
  • Produção de uma receita escolhidas pelos alunos para preparar para mamãe, descrever a mesma no caderno de receita.
Recursos: Papel oficio colorido, lápis, borracha, Hidrocor e lápis de cor.

Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 _____________________________________________________________________________________________

Plano de aula 1

Área: Ciência
Objetivos:
  • Entender sobre o desenvolvimento materno;
  • Saber que hábitos saudáveis podem contribuir para o bom desenvolvimento do bebê;
·         Entender como as atitudes podem influenciar a saúde.


Conteúdos: desenvolvimento materno (de onde vêm os bebês)

Desenvolvimentos:
·         Iniciar a aula trabalhando com o texto: De onde vêm os bebês de Bernard This e Claude Morand;
·         Levantamentos de possibilidades;
·         Explicar sobre o referente assunto com painéis ilustrados sobre desenvolvimento do bebê  no útero da mãe e cuidados necessário durante a gravidez;
·         Prazer em classe o texto de Graça Batituci “Nasci e sorri” apõe um questionário.

Recursos:
  • Painéis;
  • Atividade xerocopiada;
  • Lápis;
  • Caneta;
  • Caderno.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
_______________________________________________________________________________________________
Plano de aula 2

Área: Geografia
 Objetivos:
  • Compreender a importância da família;
  • Reconhecer a importância da colaboração e união;
  • Refletir sobre o valores morais esociais.

Conteúdos: Família.

Desenvolvimento:
  • Levantamento de conhecimento prévio através de algumas perguntas: Como é composta sua família? E atualmente como é formada essa nova família? Por que devemos ter uma estrutura família.
  • Dialogo entre docente e discente;
  • Após um texto sobre família de Graça Batituci;
Prazer de classe um questionário baseado no texto acima.

Recursos:
·         Gravuras;
·         Lápis;
·         Caderno;
·         Papel oficio;
·         Caneta.
Avaliação:
A avaliação será através do processo contínuo de ensino-aprendizagem, a partir da observação, interação qualitativa na sala de aula e atividades propostas.
 ______________________________________________________________________________________________________