Filme “Vem dançar”:
Considerando os 06 processos de pessoas
analise o estilo de gestão da diretora do colégio e compare com estilo de
gestão do professor de dança.
A idéia central do filme gira em torno de um
grupo de alunos problemáticos que são negligenciados e desprezados pelos
professores e a direção da escola, que desconhecem e desacreditam no potencial
de cada um deles.
Com isto pode salientar que a diretora
utilizava uma gestão centralizada, onde tudo que ocorria na escola referente
aos seus alunos deveria passar pelo seu aval, ou seja, ela utilizava o processo
de monitorar pessoas que consiste em acompanhar e controlar as atividades das
pessoas e verificar resultados.
Devemos ressaltar que para nós a instituição
escolar deve ser democráticos onde todos participam efetivamente dos vários
segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários,
na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na
administração dos recursos escolar.
Divergindo do
processo de gestão utilizado pelo mesmo, consiste em criar condições ambientais
e psicológicas satisfatórias para as atividades realizadas com um grupo de
jovens com o histórico-cultural desestruturado, consequentemente pela falta de
motivação do meio a qual pertenciam e pela discriminação racial e social, além
de ser considerado, pelo corpo docente da escola, como delinqüentes sem recuperação.
Com objetivo o mesmo através da dança, tenta mostrar que a vida é um conjunto
de problemas, mas que podemos transforma - lá a nosso favor.
Entretanto o professor buscar de forma
significativa, uma aprendizagem onde todos possam ser incluídos em uma cultura
diversificada, segura e com perspectiva de uma vida melhor, se preocupando em
manter e desenvolver os seus alunos, capacitando-os e incrementando novos
horizontes elevando a auto-estima e a moral dos alunos através da dana e da
confiança.
Atividade de interpretação:
Com base no texto Gestão Educacional: os
desafios do cotidiano escolar, de Maria Teresa Leitão de Melo – do livro
gestão: impasses, perspectivas e compromissos de Naura Syria Carapeto Ferreira
e Márcia Angela da S. Aguiar, realizar um levantamento dos principais tópicos (quatro)
deste texto e estabelecer possíveis links com o texto: Conversas com quem gosta
de ensinar, de Rubem Alves.
- Relações de poder: práticas e
teses autoritárias;
- A escola é um local de conflitos onde convivem
interesses diversos;
- A autonomia dentro dos projetos ou
programas do governo;
- Fortalecimento do sujeito coletivo;
No
texto Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar, a autora Maria
Teresa Leitão de melo cita as relações de poder estabelecidas através
da democratização politica da sociedade desde a época colonial, sendo que a
escola que é uma instituição social encontra-se nesse contexto com práticas e
teses autoritárias, tratando assim da gestão com visão Neoliberalista,
visão essa compartilhada por Rubem Alves no texto: Conversas com quem gosta de
ensinar, onde o aumento da produção tem como objetivo
básico atingir o desenvolvimento econômico, não levando em conta a opinião dos
envolvidos no processo, pois quem detém o poder são as empresas privadas.
Sabendo-se
que a escola é um lugar de conflitos onde convivem interesses diversos, pessoas
diferentes com opiniões que divergem, que ocupam cargos diferentes que podem
ser comparados aos jequitibás do texto de Rubem Alves que são inconfundíveis
com suas particularidades, e que não podem ser vistos como eucaliptos que são
iguais, que crescem rápido, ou seja, pessoas que só seguem regras sem opinar a
respeito delas.
A
autonomia dentro dos projetos ou programas do governo citada no texto de Maria
Teresa corresponde às poucas adaptações que podem ser feitas para favorecer a
realidade de cada escola, pois os projetos são pensados centralizado no poder e no lucro deixando de promover uma educação de
qualidade e equidade para aplicar uma gestão empresarial, visando à eficiência e
a competitividade, buscando o sucesso individual e não o coletivo. Sendo que
dentro dessa autonomia professores são meros executores, como Rubem Alves diz:
“Professor é funcionário de um mundo dominado pelo estado e pelas empresas”, e
a comunidade escolar assume a condição de convidada especial, que observa o quê
está sendo elaborado nos projetos, porém sua função seria participar desta
elaboração.
Rubem
Alves em seu texto diz: “Descobriu-se que a educação, como tudo o mais, tem a
ver com instituições, classes, grandes unidades estruturais, que funcionam como
coisas, regidas por leis e totalmente independente dos sujeitos envolvidos”,
tendo em vista o que a gestão educacional precisa ser democrática para que
todos envolvidos no processo tenham acesso e possam junto criar estratégias
para melhorar o desempenho das escolas não podemos perder a essência da escola
que é a formação de sujeitos critico-reflexivos e que essa depende do poder de
transformação de nossas referências coletivas e da convicção de que podemos
intervir no processo histórico da sociedade
Projeto
Político-Pedagógico
Para iniciar este
parecer podemos dizer que a escola é um lugar onde todos são bem-vindos para
contribuir com o trabalho realizado, cada um faz parte dela como um membro valorizado,
todos os alunos e adultos apóiam um ao
outro como aprendizes ativos.
Sendo assim
podemos decrever que o PPP é exatamente
um processo de tomada de consciência
dessa escola.E, sendo um projeto de tomada de consciência, essencialmente
libertador e consequentemente, torna essa escola ou instituição mais
responsável por isso um projeto carrega consigo, em sua própria definição, a
essência da cidadania que é a participação.
A construção e a
implementação de um projeto político-pedagógico
é a prática corajosa de toda escola ou instituição que quer ser
libertadora , crítica, cidadã, participativa. É através dessa prática que novos
(as) cidadãos (ãs) podem surgir, na tentativa de construção de uma sociedade
mais justa, democrática, solidária, participativa.
Toda escola deve
ter definida, para se mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um
conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana,
pois é um conjunto de diretrizes que norteiam a elaboração e a execução dos
planejamentos. Por isso, envolve princípios que são mais permanentes. Eles
mostram e define a identidade da escola.
Conpreendemos que,
as linhas mestras do PPP são mantenedores a qual posui três grandes pilares: Fundamentos ético-político(valores) ou
seja, deve descrever quais os valores que serão enfatizados e vivenciados
prioritariamente durante o processo educativo, deixando explicito o tipo de
cidadão que deseja formar e para qual sociedade. Neste momento, entra em cena o
Regimento Escolar devera é um documento
anexo e que dar sustentação jurídica ao projeto político pedagógico.
Fundamentos epistemológicos (conhecimento) trata-se da construção de conhecimento nela definirá como tratará o conhecimento, o
que pensa ser o conhecimento e como ele é adquirida contendo uma linha
pedagógica e desenvolverá a sua argunmentação, se é construtivista,
montessoriana, positivista, interacionista, tradicional etc.
Fundamento didático-pedagógicos (relações) são as diretrizes para uma
pedagogia de qualidade a qual apontam para três focos: identidade, diversidade
e autonomia, será descrito qual é o papel do conhecimento, do aluno e do
professor, bem como os demais seguimentos que compõem a comunidade escolar.
Os fundamentos
estabelecidos acima serão os indicadores do rumo para a intervenção pedagógica
praticada do estabelecimento escolar sendo ela caracterizada pelo dinamismo de
suas transformações em todo os níveis: o social, o político, o tecnológico e o
ético. O projeto politíco-pedagógico reveste-se da maior importância porque
permitirá aos pais a escolha da escola com base em seus princípios, sua
identidade.
Portanto o PPP
deve conter também uma Apresentação onde relata como o projeto
nasceu contando assim um pouco desse trabalho; o Histórico que contará um pouco da história da instituição contando
o ideal de seus fundadores, tendo nele a identificação: designação,
mantenedores, endereço, atos jurídicos de legalização dos cursos;o da Visão aos Objetivos apresentará uma
sintese sobre a visão adotada nos seguintes tópicos.Visão de Mundo,de Sociedade, Conhecimento,Escola, Missão e Objetivos.
Podemos também
relatar sobre os Projetos Setoriais
são os projetos de cada setor da escola sendo eles também Projeto de disciplina-Refere-se a cada uma das discilplinas curriculares;Miniprojeto e anexo-Plano curricular a
qual será anexado ao PPP.
Um projeto
politico-pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, que só se prestam a
cumprir exigências burocráticas o mesmo busca um rumo, uma direção.É uma ação intencional,
com um sentido explícito com um compromisso definido coletivamente.Por isso,
todo projeto-pedagógico da escola é, também um projeto político, por estar
intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesse reais e
coletivos da população majoritária.
Criar as melhores
condições para ajudar na transformações de um cidadão consciente, crítico e
feliz é a grande tarefa educativa que
perseguimos.Os principios estão postos.A ação educativa espera o engajamento de
todos que fazem do ambiente educacional.
Concluimos que
essa prática de construção do PPP,é o fruto da interação entre os objetivos e
as prioridades fixados pela coletividade, que estabelece, através da reflexão,
as ações necessárias á construção de uma nova realidade.E, antes de tudo um trabalho
que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo
educativo:professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade com um
todo.
Essa prática de construção de um projeto deve
estar amparada por concepção teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a
formação de seus agentes.Só assim serão rompidas as resistências em relação a
novas práticas educativas.Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por
essa proposta, pois só assim terão uma postura comprometida e responsável.Trata-se
portanto, da conquista coletiva de um espaço para o exercício da autonomia.
Referência Bibliografica:
GADOTI,Moacir;ROMÃO,José.(orgs).Autonomia da Escola e Propostas.São Paulo:Cortez,1997.
RESENDE,Lúcia Maria Gonçalves de,;VEIGA,Lima Passos
A.(orgs),Escola:Espaço de Projeto
Político-Pedagógico.Campinas:Papirus,1998.
APRENDIZAGEM
ORGANIZACIONAL
O atual contexto das
pessoas na organização reflete o momento de avanços em programas de
aprendizagem no meio empresarial.o desenvolvimento humano e a aprendizagem organizacional vêm sendo estudados por muitos
autores que consideram sua relevância para a formação do capital humano nas
organizacional.
Este artigo tem como
objetivo analisar a aprendizagem organizacional como uns fundamentais aspectos
a ser trabalhado nas empresas.
Atualmente, os
profissionais necessitam estar em permanente aprendizagem e principalmente
valorizar o aprender a aprender no contexto das organizações.
Senge (1998) aponta que o
primeiro passo, para iniciar um processo de aprendizagem em uma organização é
fazer as pessoas se darem conta de que o aprendizado é importante, que exige
engajamento e comprometimento, que isso leva a mudanças profundas e deve
significar um desafio pessoal para elas.
Quando uma empresa se
torna efetivamente um ambiente de aprendizagem, ela traz benefícios positivos
para ávida das pessoas se torna melhor na sua família, com seus amigos, se
torna melhor no seu relacionamento com os clientes.
Uma organização que
aprende é um processo sócio- interpretativo – cultural de auto-desenvolvimento.
“Aprendizagem organizacional pode ser entendido como” um processo de
apropriação de novos conhecimentos dos níveis individual, grupal e
organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e
informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão
e ação sobre as situações.
Problemas “voltados para o
desenvolvimento de competências gerencias”. Assim definido, o conceito é
complexo e multidimensional, e apropria um leque de campos referencias teóricos
heterogêneos, como psicologia, sociologia, cultura, metodologia, e gestão.
Contexto
atual da gestão de pessoas
Contemporaneamente surge a
denominação gestão de pessoas, preocupando-se com a orientação dos modos de
lidar com as pessoas nas organizações.
Para Chiavenato (2005), o
contexto atual em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas
organizações e pelas pessoas.Sem organizações e sem pessoas não haveria a
gestão de pessoas,[...] as organizações são constituídas de pessoas e dependem
delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.
Desenvolvimento
humano e aprendizagem organizacional
Para Boog (1999), um
processo de mudança deve contemplar o desenvolvimento do ser humano e da
empresa em todos os níveis (identidade, relações,processos e recursos). A
empresa só se desenvolve se as pessoas que a compõem se desenvolverem, e
vice-versa.
A aprendizagem passou a
ser fundamental a sobrevivência das organizações, já que ela aumenta o
conhecimento das pessoas, desenvolve habilidades, melhora o desempenho,
possibilita assumir novas responsabilidades e proporcionar satisfação pessoal.
Senge (1990) declara que o
processo de aprendizagem no organização se dá oferecendo condições concretas
para que as pessoas aprendam a criar sua própria realidade, auxiliando-as a
compreender o contexto em que vivem e com ele interagem por elas próprias.
Drucker (1997,p.64) aponta
que “o grande aprendizado será a integração dos profissionais em várias equipes
simultaneamente e só o domínio do conhecimento permite esta mobilidade”.
A aprendizagem acontece na
medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e
atuantes em um processo de crescimento e
desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua
experiências.As pessoas necessitam desenvolver-se por si mesmas para atender ao
que a organização ou ambiente profissional demanda.
De acordo com Guns (1998),
existem os seguintes tipos de aprendizagem organizacional:
·
De
tarefas- Orienta para o desempenho e valorização de tarefas especifica.
·
Sistêmica-
Diz respeito aos processos da organização, seu desenvolvimento e melhorias.
·
Cultural-
Trata dos fundamentos de uma organização, seus valores,convicções e atos.
·
Liderança-
Está voltada para a gestão e liderança da função, mostra como fazer para
promover o aprendizado e o crescimento da equipe.
·
Estratégia-
Está focada nas estratégias da organização, o modo como se dá o seu desenvolvimento,
sua implementação e prováveis melhorias.
·
Empreendedora-
Trata do empreendedorismo e da gestão de equipes, como se fossem microempresas.
·
Reflexiva-
Questiona os modelos vigentes na organização.
·
Transformacional-
Direciona para as formas de realizar mudanças dentro da organização que surtam
efeitos significativos.
Atividades
de treinamento e desenvolvimento: principal objetivo
Milkovich e Boudreau
(2000) enfatizam que existem evidências crescentes e uma maior consciência de
que o treinamento e a educação são investimentos estratégicos para a
prosperidade nacional, portanto, apenas conseguem atingir um resultados
significativo e uma maior produtividade se estiverem em sintonia com a educação
do trabalhador.Por isso, o treinamento torna-se também uma atividade e não
apenas uma estratégia.
Conforme afirmam Milkovich
e Boudreau (2000,p.338)
Treinamento
é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras,
conceitos ou atitudes que resultam em uma melhoria da adequação entre as características
dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.
Desenvolvimento é o
processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos
empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos das organizações. O
desenvolvimento inclui não apenas o treinamentos, mas também a carreira e
outras experiências.
Nesse sentido, o
treinamento e o desenvolvimento tornam-se uma saída para proporcionar momentos
de participação, reflexão e aprendizado mútuo entre pessoas, priorizando
aspectos motivacionais.
O resultado esperado em um
programa de treinamento, no entanto, através de toda experiência adquirida
pelos participantes é estes manifestem uma mudança de comportamento no
exercício de suas funções. Essa modificação é resultado do processo da aprendizagem.
Em relação ao principal
objetivo das atividades de treinamento e desenvolvimento, Boog (1999) ressalta
que [...] devem contribuir para a conquista equilibrada e simultânea dos
resultados da empresa e dos indivíduos que trabalham. Tornam-se. Portanto, uma
das mais poderosas ferramentas de transformação no mundo organizacional.
Referências
BOONG, Gustavo.
Manual de treinamento e desenvolvimento.
3 ed.São Paulo;Pearson Education do Brasil,1999.
CHIAVENATO,
Idalberto. Gestão de pessoas. 2
ed.Rio de Janeiro: Elsevier,2005.
_____.Introdução á teoria geral da administração.São
Paulo: McGraw-Hill, 1997.
DRUCKER, Peter
Ferdinand. Admirável mundo do
conhecimento. Barueri: HSM Management, 1997.
GUNS, Bob. A organização que aprende rápido. 1. Ed.
São Paulo: Futura, 1998.
MAXIMIANO,
Antonio Cesar Amarau. Introdução á
administração. São Paulo: Atlas, 2000.
_____.Teoria geral da administração: da escola
cientifica á competividade na economia globalizada.São Paulo: Atlas,2000;
MILKOVICH,
George T. BOUDREAU, John W. Administração
de recursos humanos. 1.ed. São Paulo: Atlas,2000.
Organização e gestão da escola: teoria e
pratica/José Carlos Libâno.
Para iniciar este
resumo podemos dizer que a escola é um lugar onde todos são bem-vindos para
contribuir com o trabalho realizado, cada um faz parte dela como um membro
valorizado, todos os alunos e adultos
apóiam um ao outro como aprendizes ativos.
Compreende-se
que o planejamento escolar consiste numa
atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definição de
necessidades a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades,
procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de
avaliação.
Com isso o mesmo,
refer-se, ao planejamento de atividades de ensino e de aprendizagem,fortemente
determinadas por uma intencionalidade educativa envolvendo objetivos,valores,
atitudes, conteúdos, modos de agir dos educadores que atuam na escola.
Atendendo assim as
seguintes funções:Diagnótico e análise da realidade da escola aqual busca as
informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades
existentes, causas que as originam, em relação aos resultados obtidos até antão..Definição
de objetivos e metas compatibilizando a politica e as diretrizes do sistema
escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola e também
a determinação de atividade e tarefa que seram desenvolvidas em função de
prioridade postas pelas condições concretas e as compatibilização com os
recursos disponiveis sendo recursos humanos, financeiros e materiais.
O Projeto
Pedagogico-Curricular podemos dizer que deve ser compreendida com instrumento e
processo de organização da escola onde é um lugar onde todos são bem-vindos
para contribuir com o trabalho realizado, cada um faz parte dela como um membro
valorizado, todos os alunos e adultos
apóiam um ao outro como aprendizes ativos.
Apesar de se
constituir enquanto exigência normativa, o Projeto Pedagogico-Curricular é
antes de tudo considera o que já está instituido (legislação, curriculos,
conteúdos,métodos,formas organizativas da escola etc,), mas também obtem suas
caracteristica instituintes ou seja, o projeto institui, estabelece,cria
objetivos, procedimentis, instrumentos, modo de agir, estruturas, hábitos,
valores ).Uma estrutura organizacional entretanto todo projeto é incloncluso.
Diante do exposto,
pode-se afirmar que o termo pedagógico é
representativo de uma concepção de educação que considera a Pedagogia como a
reflexão sistemática sobre as práticas educativas.Pois a ação pedagógica não
refere-se só ao “como se faz” mais sim”por que se faz” orientando o trabalho
educativo para a finalidade sociais e políticas almejadas pelo grupo de educadores.
Já o termo
curricular indica o referencial concreto da proposta pedagógica, o currículo é
a projeção,o desdobramento do projeto pedagógico.Também o mesmo, portanto supõe
, uma estreita articulaçã entre o
projeto pedagógico, de modo que promova um entrecruzamento dos objetivos e
estratégias para o ensino formulados a partir de necessidades e de exigências
da sociedade e do aluno com base em critérios filosóficos,
políticos,culturais,pedagógicos, com as experiências educacionais a serem
providas aos alunos por meio do currículo.
Considerandos os
seguintes pontos:Principios,objetivos e sistemas , práticas de gestão
negociadas,unidade teóricas-metodológica no trabalho pedagógico-didático e
também o sistema explícito e transparente de acompahamento e avaliação dp
projeto e das atividades da escola.
A importância do projeto na
organização e gestão da escola
O
planejamento seria o processo de previsão de objetivos, metas, ações,
procedimentos como forma de racionalização da ação. O plano seria o documento
mais amplo, que resulta do processo de planejamento, que por sua vez é
subdividido em programas e cada programa seria detalhado em projetos.
Compreendemos
que o planejamento é um processo sistematizado, sendo o plano, o programa e o
projeto documentos.
Aqual esta
relacionada ao o plano que se refere ao conjunto de elementos de decisão
necessários para concretizar racionalmente a conduta de um grupo humano;o
programa sendo o componente do plano, ou seja, é uma subdivisão por áreas de
ação semelhantes;o projeto que objetiva o estudo do uso mais racional dos
recursos econômicos para a produção de um bem ou serviço.
A
partir deste entendimento de processo de planejamento resulta para as escolas
várias concepções de planejamento escolar:Escolas como unidade administrativa:
a escola seria a última instância do processo de planejamento, ou seja, cada
escola configuraria um projeto,escolas como unidades relativamente autônomas:
poderiam realizar em si mesmas todas as características de um processo de
planejamento,escolas como relativamente autônomas: poderiam configurar-se como
um projeto sem manter dependência das instâncias do sistema escolar.
A
descentralização da escola é tema recorrente nos estudos atuais, pois esta
implica a autonomia da escola, ou seja, as escolas e professores estariam
assumindo seu poder de decisão, mediante a autonomia pedagogia e financeira.
A
autonomia fortalece as escolas, acentua o espirito de equipe, envolvendo os
professores e demais educadores na responsabilidade em assumir um papel na
organização do trabalho escolar não apenas na sala de aula, mas na escola como
um todo. Esta propicia aos professores mais liberdade para travar relações com
a comunidade local e fazer outras parcerias.
O
projeto, numa perspectiva progressista, é o meio pelo qual os agentes diretos
da escola tornam-se sujeitos históricos, isto é, sujeitos capazes de intervir
conscientemente e coletivamente nos objetivos e nas práticas de sua escola, na
produção social do futuro da escola, da comunidade, da sociedade. O projeto
torna-se o ordenador, o norteador da vida escolar.
No
entanto o projeto é ao mesmo tempo um desejo, uma utopia, e uma concretização.
O projeto incorpora a utopia mas sua característica é organizar a ação, por
isso precisa ser sempre operacional. O projeto sintetiza:
·
O que temos;
·
O que desejamos;
·
O que faremos em função do que desejamos;
·
Como saber se o que estamos fazendo
corresponde ao que desejamos.
O
projeto pedagógico assim entendido é um ingrediente do potencial formativo das
situações de trabalho. Este consiste no processo de ação – reflexão – ação que
se instaura na escola envolvendo todos seus integrantes.
O PCN do
Ministério da Educação estipula quatro níveis de concretização do planejamento
escolar. Sendo:O primeiro nível corresponde à proposta de subsidio para
discussão e elaboração de proposta curricular nos diferentes estados e
municípios,o segundo nível é a utilização dos PCNs para asa propostas das
secretárias de educação nos estados e municípios,o terceiro nível refere-se ao
uso dos PCNs na elaboração do projeto educativo da escola e o quarto nível é a
realização do currículo na sala de aula.
Desse modo é importante ressalta que
o processo de elaboração do projeto pode iniciar-se com um plano geral,
esquemático, formulado por uma comissão de pedagogos e professores. A partir
desses tópicos gerais são distribuídas as responsabilidades das subcomissões
para coletar dados, analise identificação de problemas e prioridades,
estabelecimento de metas e atividades etc.
Os
seguintes tópicos compõem a sugestão de um roteiro para a formulação do projeto
pedagógico-curricular:
1. Contextualização
e caracterização da escola;
2. Concepção
de educação e de práticas escolares;
3. Diagnostico
da situação atual;
4. Objetivos
gerais;
5. Estrutura
de organização e gestão;
6. Proposta
curricular;
7. Proposta
de formação continuada de professores;
8. Proposta
de trabalho com pais, comunidade e outras escolas de uma mesma área geográfica;
9. Formas
de avaliação do projeto.
A proposta curricular: a organização e o
desenvolvimento do currículo
O currículo é um
elemento pedagógico que busca explicitar as ações a serem desenvolvidas pelas
instituições bem como o que ensinar, para que ensinar (justificativa), como
ensinar (metodologia) e as formas de avaliar, viabilizando o processo de ensino
e aprendizagem.
Os estudos
realizados acerca dos diversos fatores que interferem na aprendizagem dos
alunos classificam vários níveis de currículo existentes nas escolas:
O formal é o
currículo oficial, que se constitui de diretrizes normativas institucionais, o
real é a concretização do currículo formal, ou seja, é a percepção que os
professores adquirem do currículo formal e põe em prática e por fim o currículo
oculto é o currículo ao é posto no papel, mas faz parte do processo de
aprendizagem, pois ele é representado por experiências vindas não apenas do
contexto escolar, mas também do mundo exterior a ele.
Embora distintos
em muitas situações esses currículos se cruzam, pois, o currículo
institucional tem dimensões de
aprendizagens tanto internas quanto externas,o que faz -se necessário para
construir e elaborar a proposta curricular,levando em conta que o currículo não
é apenas conteúdos e disciplinas mas é também aprendizagens admitidas do meio
social.
Existem diferentes formas de organização curricular
sendo elas:Currículo tradicional-muito utilizado pelas escolas. Reduz-se a
disciplinas e conteúdos. o conhecimento é passado verticalmente entre professor
e aluno,onde o professor detém todo conhecimento e o aluno é um mero
receptor,ser passivo.
Currículo
tecnicista- preocupa-se com a forma de transmitir os conteúdos. Visa uma
aprendizagem através de meios tecnológicos, Currículo escolanovista- Visa à
aprendizagem escolar através do intercambio com as experiências trazidas pelos
alunos.
Currículo construtivista- É baseado na
teoria de Piaget, que associa a aprendizagem a estímulos dados aos sujeitos,
desenvolvendo gradativamente seu cognitivo.
Currículo
sociocritico- Viabiliza a aprendizagem não apenas pela transmissão de
conhecimentos sociais e culturais, mas proporciona também que o sujeito teste
suas capacidades de aprendizagem e se posicione criticamente na sociedade,Currículo
integrado- Busca a aprendizagem através dos conhecimentos e experiências que
disponibilizam ao individuo uma compreensão crítica-reflexiva da realidade.
Currículo como
produção cultural- Buscando novas formas de organização e implementação de
matérias com conteúdos que devem ser absorvidos através de conteúdos que devem
ser absorvidos através de conflitos entre diferentes idéias, em que será criada
e produzida a cultura.
Os diferentes
tipos de currículo advêm de conhecimentos e teorias sobre fundamentos
essenciais baseados no papel da educação.
O confrontamento
dessas concepções contribui para a elaboração da proposta curricular, sendo
importante distinguir para decidir entre currículos abertos e fechados. Os
currículos abertos são interdisciplinares, dando flexibilidade entre as
disciplinas e os conteúdos entre si e contando com a participação ativa dos
professores. Os currículos fechados os conteúdos e disciplinas são trabalhados
isoladamente, já prescritos impondo-se a ser obedecido por professores e pela
escola.
As interações pedagógicas na confecção de ideias
emergem na confecção das várias atuações sócias, necessárias a organização
curricular, é o conjunto dos vários tipos de aprendizagens, aquelas exigidas
pelo processo de escolarização, mas também aqueles valores comportamento,
atitudes, que se adquirem nas vivencias cotidianas na comunidade, na interação
entre professores, alunos e funcionários.
A participação é um princípio de democracia que
necessita ser trabalhado é algo que se aprende e se ensina, a escola será um
lugar possível para essa aprendizagem promover a convivência democrática no seu
cotidiano, pois para que a participação se desenvolva, é necessária uma
intervenção sistemática dos professores e planejada e se transformando com
desenvolvimento e autonomia dos alunos.
Portanto os conteúdos de ensino expresso
na crença de que o exercício por parte dos professores de um ensino gerador de
aprendizagens mais significativas é facilitado se estes tiverem um papel ativo
nesse currículo, isto é, se forem configuradores do currículo, e não meros
consumidores deste.
O princípio da educação e da escola enquanto instituição educadora, e
não apenas de instrução, ou seja, o reconhecimento de que a escola tem de criar
condições para que cada aluno e aluna, ao mesmo tempo em que adquire
conhecimentos nos domínios das várias ciências, se forme do ponto de vista
pessoal e social, se forme numa dimensão e aprenda a ser, formar-se,
transformar-se.
Entretanto o princípio da diversidade curricular, expresso no
reconhecimento de que, numa escola que é composta de diferentes realidades,
frequentada por alunos diferentes entre si, e que deseja criar as mesmas
condições de sucesso para todos esses alunos é preciso articular.
Sendo assim o
melhor meio de promover condições de exercício pessoal e profissional é uma gestão
participativa que consiste em implantar
a prática da participação em um clima de confiança, transparência e respeito às
pessoas. Independentemente da importância de os membros da equipe tomarem
consciência da necessidade da participação, é a prática que possibilita o
alargamento dessa consciência e o sentido da participação na construção de uma
nova cultura organizacional.
Concluirmos que a
elaboração da proposta curricular supõe dois momentos articulados entre si,
sendo eles a proposta curricular formulada pela a escola e os planos de ensino
do docente e também a proposta
curricular da escola implica decisões conjuntas dos professores.
Dentre o exposto
acima refer-se no conhecimento e análise crítica das orientações normativas do
sistema nacional de ensino e das diretrizes estaduais ou municipais(LDB e
normas legais regionais), para definir a proposta curricular da
escola,Princípios norteadores de formação expressando expectativas em relação á
formação esperada (perfil) dos alunos, considerando o contexto
sociocultural,Formulação de objetivos e competência gerais por
série,considerando as várias áreas e
ou/disciplinas,contemplando as dimensões dos
conteudos:conhecimentos/conceitos,habilidades/procedimentos e atitudes/
valores.Seleção e organização das disciplinas que irão compor o currículo e de
outras atividades curriculares, incluindo decisões como:definição de
tema,metodologia,formas e proposta de trabalho,normas e funcionamento,
atitudes, práticas que sejam consensuais...
E também a
explicação de formas de participação dos alunos o planejamento do currículo e
nas instâncias de organização e gestão e a concepção e procedimento de
avaliação da escola, do currículo, dos professores e da aprendizagem.
Os planos de
ensino são elaborados pelos professores em consonância com a proposta
currícular escolar tendo algumas recomendações:dever conter um objetivo aqual
esclarecem o que pretende fazer,constituindo-se em guia para ação da escola e
da equipe de professores,dever conter uma justificativa,cada disciplina define
seus objetivos,conteúdos (conceituaus,provedimentais e atitudinais) e é
importante assegurar, dentro da cincepção e formato de currículo escolhidos,a
articulação vertical e horizontal entre as áreas/disciplinas do currículo.
Cabe, portanto,
aos sistema de ensino aos coordenadores pedagógicos. Orientadores educacionais
e responsável por sistemas de formação continuada, uma mulltiplicação de tarefa
complementam a proposta curricular:Temas tranversais a qual refere-se a
questões que interferem na vida dos alunos e com temas transversais ética,
saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural.
É a transversalidade
a qual presupõe, portanto, um tratamento integrado da áreas e uma vivência no
âmbito da organização da escola dos valores dos valores trabalhado em sala de
aula..